sábado, 11 de setembro de 2010

Influência do avanço por dente de corte

Olá amigos, hoje vamos falar sobre a influência do avanço por dente de corte na usinagem.

No processo de fresamento, chamado de avanço por dente (fz) visto que a fresa tem uma ou mais dentes de corte e no torneamento/furação chamado de avanço por volta (fn), em ambos os casos o valor é dado em milímetros.
Em geral, o avanço define o deslocamento da ferramenta, em direção axial ou radial, a cada rotação da peça, assim as principais influências do avanço na usinagem são:
  • É o principal fator responsável pelos tempos e resultados da usinagem.
  • Desbaste – onde grandes quantidades de material são removidas
  • Acabamento – onde é necessário se obter boa qualidade superficial
  • Controle do cavaco, principalmente em torneamento e furação

Mais especificamente para processos de fresamento, segue abaixo informações importantes para a adequação do avanço (vf, f, fz), entretando, deve se considerar uma série de fatores como por exemplo:
• tipo da fresa
• classe de metal duro
• acabamento superficial desejado
• material a ser usinado
• potencia da máquina

É importante mencionar que fresas com pastilhas de metal duro não deveriam trabalhar com avanços muito pequenos.


Importante:
O avanço não é diretamente proporcional à potencia consumida.
Maior avanço por faca (fz) reduz a potencia consumida para a remoção de um certo volume de material por unidade de tempo. Portanto com o mesmo avanço da mesa (vf), uma fresa de passo largo consome menos potencia do que uma fresa de passo fino.


Dúvidas, sugestões, comentários? deixe sua mensagem.
abraço e até a próxima.
Msc. Sander Gabaldo




















4 comentários:

Marcos Corpa disse...

Caro Sander, trabalho da WHB e estou justamente aplicando estes conceitos em um fresamento em desbaste junto com o Maurício, acredito nestes conceitos e por isto venho sempre buscando que eles sejam difundidos por onde passo, demonstrando que usinagem não é uma caixinha de surpresas que não se sabe o que vai acontecer... Desde que comecei a trabalhar com usinagem Já há 18 anos, são estes conceitos que permeiam minha vida profissional, gostei deste blog e com certeza irei indicá-lo à outros para apreenderem um pouco sobre o que realmente é usinagem, afim de não sejam ludibriados por qualquer "picareta" querendo vender insertos como se fosse algo milagroso, meu objetivo é demonstrar que tudo existe técnica e foi pensado e analisado por uma equipe. Abraços.
Att. Córpa

Anônimo disse...

Olá Córpa,

grato pela visita, espero que tenha ajudado....tudo tem um base teórica.....temos que saber os "porques" da usinagem, isso nos direciona a minimar os erros e produzir peças com qualidade e baixo custo.

Boa sorte nos teste....cobre bastante a equipe da walter, eles foram fortemente treinados para isso.

Grande abraço...

segue meu email Walter

sander.gabaldo@walter-tools.com

grande abraço

Msc. Sander

Anônimo disse...

Olá Córpa,

grato pela visita, espero que tenha ajudado....tudo tem um base teórica.....temos que saber os "porques" da usinagem, isso nos direciona a minimar os erros e produzir peças com qualidade e baixo custo.

Boa sorte nos teste....cobre bastante a equipe da walter, eles foram fortemente treinados para isso.

Grande abraço...

segue meu email Walter

sander.gabaldo@walter-tools.com

grande abraço

Msc. Sander

Unknown disse...

Olá pessoal, tenho umas dúvidas como eu acho o f ? Existe alguma formula? Outra dúvida, o Fz ele serve pra vários tipos de.metais ou materiais, certo? Eu gostaria de um Fz pra madeiras e MDF compensados. Teria alguma forma de achar esses valores? Pois bem, fiz algumas pesquisas na net e encontrei umas tabelas pra vários tipos de aços e metais leves e ali finalmente eu encontrei os valores dos Fz, que pra vários não passa de 0,1 e outros 0,2 pras outras tipos de.frezas mas pras fresas de topo reto 0,01... E mais casas decimais, ok mas o que eu quero saber é o avanço da minha máquina CNC pra cortar madeiras, MDF e até alumínio (esse tem o valor do fz) dai temos o FC(número) que significa a dureza do material, exemplo ferros fundido tem FC(200) e eu gostaria de saber que valor eu colocaria no FZ pra madeiras e MDF? Por algumas especificações que achei sobre o MDF é que ele tem um fc Aprox de 48,7 e uma maçaranduba um fc(80) sendo assim, como eu empregaria esses dados pro avanço mm/min da minha máquina?