terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Fluidos de corte - Parte 2


Olá, neste texto conforme combinado, estarei publicando algumas das perguntas e respostas mais frequentes sobre o MQL.

1- Para quais tipos de usinagem é indicado o MQL?
Este sistema pode ser usado em quase todos os tipos de usinagem, principalmente em usinagem para ferramentas com corte definido. Já existem aplicações no entanto neste tipo de usinagem em ferramentas de geometria indefinida (afiação).
2- Em quais tipos de usinagem não se pode usar o MQL?
Somente em equipamentos que não permitam a instalação do aparelho. Deve-se para isso fazer a pergunta: Existe a possibilidade de instalar o aparelho na máquina e trazer os bicos nebulizadores ao local da usinagem?
3- Quais condições básicas eu necessito para instalar os aparelhos MQL?
Para os sistemas MQL, é imprescindível possuir seu próprio aparelho, bem como instalação de ar comprimido em média ou alta pressão.
4- Qual a relação profundidade x diâmetro na usinagem com ferramentas sem refrigeração interna?
Com base para furação, pode-se definir 2,5 a 3 X o diâmetro. Conforme a qualidade do material deve-se variar este campo às vezes para mais ou para menos.
5- Posso usinar com névoa através do furo de lubrificação interna do fuso da máquina?
Sim, através do conhecido fuso com refrigeração interna, distinto das máquinas com refrigeração externa.
6 -O que eu ganho instalando o sistema MQL?
O MQL tornará o processo mais eficiente. Haverá diminuição de consumo de óleo ou líquido refrigerante das máquinas. Os cavacos e as peças sairão da máquina, secos. Também a máquina e a região próxima, permanecerá seca havendo a melhoria do ambiente de trabalho. Não será mais necessário o uso de emulsões e óleos refrigerantes na usinagem. Como regra geral, a vida-útil das ferramentas permanece a mesma, mas em alguns casos, aumenta.
7- Como posso comparar a vida-útil entre usinagem a seco e usinagem com MQL?
Se compararmos usinagem em seco contra usinagem com MQL, há certamente um grande ganho em termos de vida-útil. Se compararmos com a usinagem molhada, no mínimo ocorre a permanência da mesma vida-útil, ocorrendo em muitos casos aumento da vida-útil.
8- Permanecem as peças usinadas com MQL secas, de maneira que possa continuar as demais operação sem que necessite efetuar a lavagem das peça?
Isto depende principalmente da viscosidade do óleo e a quantidade de vazão regulada. Em usinagens rápidas, como um furo, as peças saem absolutamente isentas de óleo. Em grandes usinagens, como moldes, por exemplo, as peças ficam oleadas pelo longo tempo de exposição à névoa de óleo.Se a quantidade de óleo existente nas peças devem então ser lavadas, fica a critério do usuário definir em função das características do processo
9- Pode-se com o ar soprado do MQL, remover por sopro, cavacos leves?
Até um certo grau, podem ser removidos cavacos leves da região de sopro.
10- Necessito de ferramentas especiais para uso com MQL?
Normalmente, pode-se empregar as mesmas ferramentas até então usadas. Às vezes, otimiza-se o processo com a introdução de ferramentas com cobertura especiais para MQL, especialmente ferramentas com refrigeração interna.
11- Tenho que alterar os parâmetros de corte?
Em princípio, não. Somente se houver necessidade de melhorar a vida-útil, ou necessidade em alterar a temperatura da usinagem.
12- É alto o custo para instalar um sistema MQL?
Isso depende da máquina e do aparelho adquirido. Em sistemas mais simples como o Pulsomat ou Spraymat são instalados em no máximo 30 minutos. Em sistemas complexos, depende das ligações pneumáticas necessárias e das dificuldades de instalação dos bicos dosadores.
13- Tenho que fazer alguma alteração na máquina para usar o MQL?
Em muitos casos as máquinas podem usar o sistema sem alterações, porém depende da instalação e uso da máquina em questão.
14- Indica-se com vantagens MQL em contrapartida à usinagem molhada?
Com o uso deste sistema, os colaboradores raramente têm contato com óleos refrigerantes, reduzindo com isso o risco de dermatites, bem como o risco de escorregamentos, pela limpeza do piso em redor da máquina.
15- Eu preciso de sistema de exaustão nas máquinas?
Em regra geral, nossos clientes não percebam a necessidade de exaustão. Porém se conhecidamente os bicos geram aerossol, a usinagem se concentra por longos períodos no mesmo local da peça, se colaboradores trabalham diretamente no local de trabalho, pode-se então recomendar um sistema de exaustão.


Assim, na terceira parte desta matéria (jan/2010) sobre fluidos de corte, estarei comentando algumas situações reais que já vivenciei nos processos de usinagem visitando clientes no nosso mercado.


Até lá, e grande abraço


Msc. Sander Gabaldo

2 comentários:

Armandinho disse...

Mas o barulho da MQL é muito incômodo...

Anônimo disse...

Armandinho, isso é verdade, eu esqueci de comentar (e o fabricane também !).

grato pelo comentário e estou aguardando uma contribuição para o blog.

Grande abraço

Sander